quarta-feira, 17 de junho de 2009

Conhecendo o LINUX

Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo ou sistema operacional que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido por Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, a Sun Microsystems, a Hewlett-Packard, Red Hat, Novell e a Canonical.

terça-feira, 16 de junho de 2009

2º Presencial no IE Professor Isaías

Hoje trabalhamos muito, pois precisávamos recuperar o tempo que faltou na última semana. Foi muito prazeiroso, recuperamos com folga, porque todos tiveram muito interesse em aprender e também porque tivemos ajuda dos colegas que tem mais conhecimento sobre o uso das tecnologias. Aconteceram as trocas entre os colegas. Falamos muita besteira também, porque professor quando é aluno, se comporta como aluno......A Severa continua me chamando de "tia", eu acho que ela tem algum "trauma" de infãncia. Outra coisa, sempre tem colegas que tem problemas com as máquinas. O Jair em cada computador que tentou trabalhar deu uma "zebra", mas ele não desistia, isso foi pela manhã. À tarde a "zebra" se voltou para o lado da Severa, ela foi recorrendo quase todas as máquinas da sala, mas também foi valente e conseguiu terminar o seu blog. Tinha um grupinho que a toda hora pedia socorro para o Ronaldo, ele é "fera" com os blogs! Já usa esse recurso com seus alunos. A Claire chegou atrasada mas correu atrás do prejuizo e também conseguiu fazer o blog. A Chica, a Ana, a Claire, a Luiza ( são as que eu lembro agora) "roubaram" uma foto que eu tinha colocado na postagem do 1º presencial e colocaram em seus blogs. Eu esqueci a câmera nesse dia, mas a Claire tirou foto da turma com o celular. Estou aguardando.....

terça-feira, 9 de junho de 2009

1º Presencial no IE Professor Isaías




Viajei até Santiago hoje para o primeiro presencial do Curso Introdução à Educação Digital com os professores da escola Isaías. Fomos entre cinco pessoas no carro, cada um com um destino diferente. Chegamos passado de 9 horas, porque a neblina era intensa, tivemos que viajar bem devagar. Ao chegar a escola os professores já esperavam. Pedi o datashow e o professor instalao para começarmos a trabalhar. Fiz a técnica do palito de fósforo para nos apresentarmos. Eu não conhecia os professores e eles também nunca tinham me visto! Foi bem divertido e já descontraiu o ambiente, principalmente porque algumas chamas apagaram antes que as pessoas falassem seu nome! Eu fui chamada de "tia" por uma colega que queria ajuda com o writter, adorei, o ambiente de camaradagem propicia melhor interação e aprendizagem. Também eu cometo as minhas "gafes" quando estava instalando uma pasta com figuras para que os professores pudessem colocar em seus textos, coloquei o pendrive numa cpu e fiquei olhando para o monitor do outro lado, esperando que o ícone aparecesse e nada, até que disse "cadê o ícone que tinha que aparecer aqui?" Aí uma colega falou: eu acho é no outro computador. Foi uma risada só!!!! Trabalhamos somente pela manhã porque os professores tinham aulas em outras escolas na parte da tarde. Combinamos de recuperar o tempo perdido no próximo encontro.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Semana do Meio Ambiente




Realizou-se hoje na 35ª CRE, dentro programação da Semana do Meio Ambiente a I Mostra de Trabalhos Escolares - Meio Ambiente/ Tema Água. Várias escolas estaduais da cidade inscreveram trabalhos e os alunos estiveram presentes para explicá-los. Os trabalhos foram submetidos à avaliação da comissão julgadora e receberam medalhas de 1º, 2º e 3º lugares.
1º Lugar:EEEM Tricentenário - Bairro Rodoviária
2º Lugar:EEEB Apparício Silva Rillo - Bairro Maria do Carmo
3º Lugar:EEEF Tusnelda Lima Barbosa - Bairro do Passo